Os sistemas normalmente utilizados para impermeabilização de estruturas em concreto, como reservatórios e obras enterradas, promovem uma barreira física superficial com propriedades impermeabilizantes.

Na maioria das vezes são sistemas aderidos compostos por materiais à base de cimento modificado com polímeros, à base de asfalto, ou totalmente poliméricos, como acrílico ou poliuretano.

Muitos fatores podem comprometer o desempenho destes quanto à impermeabilidade ao longo do tempo. Fatores como intemperismo, deterioração pelos agentes presentes na água armazenada ou no lençol freático, adoção de procedimentos inadequados de aplicação, aliado à mão de obra desqualificada e ao uso inadequado da estrutura, reduzem a vida útil desses sistemas e comprometem a durabilidade das estruturas de concreto.

Os sistemas de impermeabilização do concreto por cristalização capilar são mais resistentes ao intemperismo e a águas agressivas. Por não serem facilmente danificados, apresentam maior resistência e durabilidade que os sistemas convencionais. Isto é explicado pelo sistema de cristalização se integrar ao concreto, ou seja, não há filme superficial. Quando são aplicados na forma de pintura ou por adição ao concreto, os cristais se formam no interior dos poros e fissuras. Uma vez dentro do concreto, os compostos químicos reagem com a água, hidróxido de cálcio e alumínio, como também com vários outros óxidos metálicos e sais presentes no concreto, crescendo no interior dos poros e capilares. A formação cristalina impede a penetração da água, porém permite a passagem do vapor d´água, evitando a pressão de vapor dentro do concreto. Se novas fissuras aparecerem durante a vida útil da estrutura, os cristais se formarão nessas fissuras, também impedindo novos caminhos de passagem para a água. Quando não há água dentro da fissura, os cristais permanecem dormentes, mas, assim que ela surge, novamente os cristais voltam a crescer protegendo o concreto permanentemente.


Nosso produto faz esta impermeabilização por cristalização da estrutura das piscinas e reservatórios.

Este produto consiste de compostos químicos ativoscimento Portland e areia de sílica fina tratadaEsses compostos químicos ativos reagem com aumidade do concreto fresco e com os produtosda hidratação do cimento, formando uma estruturacristalina insolúvel nos poros e capilares do concreto.

 

Dessa maneira o concreto se torna permanentemente selado contra a penetração de água e de outros líquidos, em qualquer direção. Oconcreto também é protegido da deterioração devido aos agentes agressivos da atmosfera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *