PORQUE DA ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS NA PAVIMENTAÇÃO ? Em obras rodoviárias é imperativo que a estrutura do pavimento seja construída sobre solos estáveis, porém são frequentes as situações onde o solo natural não possui os requisitos necessários para a execução do projeto. Nessas situações, torna-se necessário a adoção de novas técnicas para corrigir esse impasse. As alternativas mais comumente adotadas:
- Mudar o projeto, adequando-o à capacidade do solo;
- Mudar o local da obra para executar o projeto original em solo adequado;
- Substituir o solo local por um solo capaz de suportar as cargas previstas no projeto;
- Alterar as características/propriedades do solo local tornando-o adequado para a execução do projeto.
A última opção pelo seu custo e rapidez muitas vezes é a mais utilizada. Para a técnica de alteração das características/propriedades do solo dá-se o nome de estabilização do solo. Além da melhoria das características do subleito, essa técnica também pode ser utilizada com o objetivo de melhorar um solo encontrado no próprio local da obra para ser usado nas camadas de base e sub-base que irão compor a estrutura do pavimento.
Estabilização do solo é o tratamento a que se submete um solo para melhorar suas características de resistência, sejam elas a diminuição da compressibilidade, a melhoria de sua resistência ao cisalhamento e o aumento ou diminuição da permeabilidade.
RoadCem é um aditivo para o cimento, baseado em nanotecnologia e composto por zeólitos sintéticos e ativadores patenteados.